PC lento e agora?

Existem várias maneiras de se melhorar o desempenho do computador, algumas podem ter um impacto maior do que outras, que podem ser quase imperceptíveis.
É importante antes de mais nada, que o usuário certifique-se de que o computador esteja limpo, ou seja, não possua vírus ou programas mal-intencionados. Softwares gratuitos como o Avira Antivir e o Spybot Search & Destroy podem ajudar nesta tarefa.
Ensinaremos uma série de dicas para que seu computador fique rápido.


Melhorando o desempenho do disco

O desfragmentador de disco é uma ferramenta presente no Windows com a finalidade de organizar os arquivos gravados no HD para acelerar o acesso aos mesmos. É recomendável desfragmentar o disco rígido pelo menos uma vez por mês, visto que um disco com arquivos muito fragmentados afetam diretamente o desempenho da máquina. Para abrir o desfragmentador de disco do Windows siga este caminho:



No Windows XP: Iniciar - Programas - Acessórios - Ferramentas do Sistema - Desfragmentador de Disco



No Vista e 7: Iniciar - Todos os Programas - Acessórios - Ferramentas do sistema - Desfragmentador de Disco

Limpeza do registro

Conforme o usuário instala aplicativos e remove, com um tempo vão se acumulando diversos erros no registro do Windows. Para eliminar essa "sujeira" existe o CCleaner. Ele remove erros do registro e arquivos desnecessários do computador. Baixe aqui o programa.

Removendo arquivos desnecessários

Quando você acessa sites da internet, muitos arquivos continuam salvos no seu HD, alguns programas também gravam informações desnecessárias. Com isso, perde-se um espaço que pode ser útil para algo, com informações inúteis. O CCleaner também remove esses arquivos, bastando você clicar no botão "Executar Limpeza".

Desabilitando programas iniciados com o Windows
Quando o sistema inicializa, alguns programas instalados carregam junto com ele e ficam em "stand by", isso utiliza recursos do computador, pois quanto mais programas abertos, mais tempo as aplicações que você utilizar demorarão para carregar. O Ccleaner também permite isso, basta você clicar em: "Ferramentas" e depois em "Programas iniciados com o Windows".
Desabilitar Programas
Depois é só selecionar os programas que você quer desabilitar e clicar em "desativar". O ideal é que você deixe apenas o antivírus ativado, mas tudo depende da necessidade do usuário.
Desativando efeitos visuais
Desativar efeitos visuais certamente afetará o visual do sistema, mas em compensação o PC ficará mais rápido, pois efeitos consomem recursos do sistema. Para fazer isso:

No Windows XP: Clique com o botão direito em Meu Computador - Propriedades - Na aba avançado, em desempenho, clique em Configurações.

No Windows Vista e 7:

Clique com o botão direito em Computador - Propriedades - Configurações avançadas do sistema - Na aba avançado, em desempenho, clique em Configurações.
Desabilitar efeitos visuais


Clique em "ajustar para obter melhor desempenho" e em OK.
Essas dicas podem melhor bastante o desempenho do seu computador, se caso você não sentir muita diferença, talvez seja hora de fazer um upgrade no seu micro.

Caso tenham alguma dúvida ou sugestão basta deixar um comentário.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...